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4 dicas para um lançamento imobiliário de sucesso

 

O  lançamento imobiliário é um dos momentos mais importantes para a construção civil. É a apresentação concreta do novo imóvel para o maior número de potenciais clientes, parceiros e profissionais da área. Apesar disso, as garantias de sucesso do lançamento vão além do evento em si. Começam no pré-lançamento, um período em que a construtora e loteadora devem organizar seus processos de venda, melhorar dificuldades e atrasos de atendimento e realizar pesquisas sobre as perspectivas do mercado e comportamento do consumidor.

 

Separamos 4 dicas para te ajudar a ter um lançamento imobiliário de sucesso.

1 – Conhecer seu público-alvo

O conhecimento prévio do público-alvo é o que determina todo o desenvolvimento do lançamento: que tipo de produto, qual região, qual metragem, que tipo de mídia publicitária. Tudo que o lançamento precisa para ser um sucesso deve começar na pesquisa do consumidor.

Veja alguns dados das pesquisas da Datastore que comprovam como conhecer o consumidor é fundamental para o sucesso do lançamento:

– Mais de 90% dos entrevistados priorizam segurança na hora de escolher um imóvel e ainda estariam dispostos a investir mais por acesso via biometria, segurança 24 horas, cerca elétrica, ronda 24 horas e motorizada.

– Mais de 60% dos entrevistados desejam um imóvel com área de lazer (piscina, salão de festas e espaço gourmet com churrasqueira).

 

Além disso, cerca de 55% dos entrevistados estão preocupados com empreendimentos que ofereçam

qualidade de vida aliada à saúde, com academia, quadra poliesportiva e pista de caminhada.

Paralelo a isso, 56% do público sentem necessidade de um imóvel com playground e espaço para as crianças.

 

É preciso reforçar que esses são apenas alguns dados importantes sobre as preferências do consumidor que a sua empresa precisa ter em consideração antes do lançamento. Além disso, vale investigar o estilo de vida desse consumidor, suas relações, o que o inspira.  Para ser ainda mais assertivo, o ideal é mesmo ter uma pesquisa específica acerca da região do empreendimento, dos hábitos das pessoas que moram ou possivelmente morariam no local, dos concorrentes diretos, etc.

E é exatamente nesse ponto que partimos para o segundo tópico das nossas 6 dicas para o lançamento do seu imóvel ser um sucesso: o marketing humanizado.

 

2 – Apostar em estratégias de marketing humanizado

Estratégias de marketing mais agressivas são comuns em lançamentos imobiliários, mas é possível integrar essas estratégias ao marketing humanizado e proporcionar para o consumidor uma sensação única de ser ouvido e parte importante nesse processo.

O marketing humanizado é o que contribuirá para que as pesquisas sobre esse consumidor sejam ainda mais assertivas, uma vez que, o princípio básico do marketing humanizado é ver o cliente como uma pessoa real, com interesses e particularidades únicas.

Uma das ferramentas que facilitam esta humanização é a automação de marketing. Plataformas de marketing como a RD Station apoiam na divisão e personalização dos conteúdos a serem enviados a cada contato ou grupo. É uma forma de falar individualmente, porém de maneira escalável.

Quando a empresa tem essa visão mais empática sobre o cliente os lançamentos imobiliários deixam ser apenas produtos e passam a ser realização de sonhos. É fundamental entender a importância disso para o consumidor. Comprar um imóvel é, provavelmente, a aquisição mais importante da vida do seu consumidor, por isso, dê o peso que a decisão de compra precisa.

 

3 – Utilizar tecnologia cotidianamente

Parece que não importa o quanto você planeje, o dia do Lançamento é sempre uma correria, não é mesmo? Isso pode ser evitado se você utilizar a tecnologia ao seu favor. Por exemplo, com todos os seus contatos já mapeados e cadastrados em um CRM imobiliário, você poderá se antecipar à chegada deles no local do evento e já preparar a sua equipe de vendas.

Outra vantagem da utilização da tecnologia é a rapidez no atendimento  das pessoas no dia. Você pode utilizar código de barras ou QR codes em crachás de interessados no seu empreendimento. Dessa maneira, sua equipe de vendas pode acessar todo o histórico deste cliente através da leitura do crachá. Também é necessário conseguir mostrar aos interessados a implantação do empreendimento, com as unidades disponíveis e informações das reservas. Isso tudo “profissionaliza” o evento de lançamento e proporciona ao possível cliente uma ótima experiência.

Com o apoio da tecnologia, todas as informações do que aconteceu no evento também estarão disponíveis posteriormente, de forma ordenada e atualizada, para serem facilmente consultadas por todos os envolvidos nas vendas.

 

4 – Mensurar resultados

Medir o sucesso de um lançamento através das unidades vendidas é uma forma válida, mas nem sempre é fácil ter em mãos outros dados que comprovem a eficiência dos seus lançamentos imobiliários. Por isso é importante selecionar também as melhores métricas, aquelas que demonstrem como os esforços de marketing, gestão de pessoas e vendas estão sendo revertidos em valores monetários.

Também é importante que gestores e supervisores possam ter acesso aos relatórios e métricas definidas, para que o feedback à equipe de vendas seja sempre rápido. Quando estas informações estão reunidas de forma ordenada, facilitam a tomada de decisões e o aprimoramento dos próximos eventos.

 

Quer saber mais sobre como descomplicar seus processos de venda e tornar seus lançamentos imobiliários um sucesso?

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