Expansão. Segundo o dicionário, expansão pode ser:
- qualidade do que se alarga, amplia, cresce; crescimento.
“e. de fronteiras” - difusão, propagação.
Essas são as metas de toda a empresa ou empreendedor que busca administrar um negócio de sucesso, mas principalmente com a chegada da pandemia e da “HomeOfficerização” da vida, as nossas interações sociais, pessoais e profissionais tem passado por profundas mudanças e revisões.
O conceito de expansão, por exemplo, esteve sempre muito ligado à quantidade de filiais e pessoas trabalhando em uma certa empresa, porém, a expansão também tem passado por suas metamorfoses, e assumindo as cores da era digital.
Foi-se o tempo em que as avenidas mais movimentadas do mundo chamavam-se “Champs-Élysées”, “Lombard Street” ou “Orchard Road”, hoje, elas são conhecidas como “Instagram”, “Facebook”, “TikTok” ou “Clubhouse”, e se sua empresa ganhar nome em alguma vitrine dessas avenidas, pode ser que ela se espalhe (“viralize”) com uma intensidade muito maior do que a tradicional abertura de filiais pelo Brasil.
Hoje em dia, não importa se sua empresa é do Sul, se seu nome chegar até o seu consumidor no Nordeste, e seus produtos oferecerem a qualidade e a segurança necessários, você tem um comprador.
Para uma empresa se expandir hoje em dia, a receita ganhou uma nova fórmula: não é sobre estrutura física, mas sim sobre conexão. Basta um notebook, computador, Ipad, uma boa conexão, e ganhar o seu consumidor com o produto certo, nas avenidas certas (Cuidado leitor! Aqui estamos falando das avenidas da era digital!), nas horas de maior trânsito do seu público alvo.
Expandir-se agora tem uma nova cara, novos meios e novos sentidos.